Sabemos que quando estamos em outro país, a tendência de ter algo bem diferente de nossa cultura é bem grande (e isso é o mais legal quando viajamos). Quando um brasileiro viaja para Itália não poderia ser diferente. Listamos algumas características que para o Italiano soa muito normal, e que para nós, brasileiros, pode parecer bem estranho e diferente (post 01/02)
1 - O BARULHO: esta poderia ser a primeira coisa que os estrangeiros se lamentam ou pensam dos italianos, o barulho que eles fazem. Para os não-italianos, cada dia é uma surpresa nas ruas cheias de gente local conversando, gritando, cantando, tocando, falando ao telefone e dirigindo furiosamente buzinando. O incômodo é acrescido dos sons dos seus vizinhos que passam através das paredes finas dos apartamentos que rendem cada show televisivo que estão assistindo e a cada canção de piano que estão escutando a alto volume. O barulho pode ser tanto que pode acontecer que alguém do lugar vá preso por motivos como o sexo barulhento ou assassinato do vizinho barulhento. Apesar disso, a Itália continua a ser conhecida como um país vivo, circundado de sons diferentes do dia à noite (depende muito do local da Itália, é claro, o ''barulho'' é mais comum no sul).
2 - O MENU COMPLEXO: não espere comer somente um prato durante uma refeição. Serão pelo menos três pratos durante uma refeição tradicional italiana, que pode ser um pouco incômodo para alguns estrangeiros. O menu é composto de antepastos - pratos como uma fatia de salame ou verduras marinada, primeiros pratos de carboidratos como o nhoque, risoto, macarrão; segundo- o prato principal, de carne ou peixe, com ou sem um contorno, ou seja, verduras à parte; o doce: tiramisù, panna cotta (pudim) ou sorvete, por exemplo; a bebida (da água com gás ao café). É estranho para um turista comer o macarrão sozinho antes da carne, porque o primeiro e o segundo prato não se pode comer juntos (pode pedir um prato só, mas já que estamos lá, vamos seguir a tradição não é mesmo?).
3 - O CAFÉ DA MANHÃ POUCO SABOROSO: os italianos não comem ovo, presunto e bacon no café-da-manhã, isso deixam alguns turistas perplexos. Um típico café-da-manhã italiano chamam de "prima colazione" ou simplesmente "colazione", é composta de uma bebida quente como o café, cappuccino, chocolate quente ou o chá preto junto ao pão, pão tostado, brioche, cornetti, biscoitos ou tortas. O café da manhã se realiza no bar (diferente dos típicos americanos) que servem café e produtos de forno para pessoas que querem um café-da-manhã rápido antes de ir ao trabalho ou escola. Se estiverem na Itália e querem ter um café-da-manhã gostoso, comer no hotel é a escolha melhor.
4 - GESTICULAR COM AS MÃOS: a Itália não seria a Itália sem os italianos e, os italianos não seriam os italianos sem os gestos das mãos. Os turistas se divertem muito ao ver as pessoas falarem na praça contando histórias com as mãos que se movem de cá e de lá. A linguagem dos gestos italianos foi herança dos gregos que se transferiram para a Itália meridional para colonizar Nápoles. Os italianos naquele período utilizavam gestos para se comunicarem sem serem ouvidos e isso se tornou uma tradição que ainda existe no sangue de cada italiano (sim, o típico Brasileiro descendente de italiano sabe muito bem do que estamos falando, hahaha).
5 - A DEVOÇÃO À FAMÍLIA: os italianos são conhecidos pela estreita ligação familiar deles, o amor pelas crianças e a assistência aos idosos. Os estrangeiros percebem rapidamente que os italianos colocam a família deles em primeiro lugar e, não é uma vergonha para os italianos solteiros estar com os pais até que tenham formado uma família. Além disso, as crianças são livres de fazer aquilo que querem em público. São toleradas e acolhidas nos restaurantes, mesmo se se divertem correndo, mexendo em tudo ou fazendo birra e tudo porque, são parte da família (mais uma característica que não é tão diferente assim para os brasileiros, e novamente, principalmente aqueles descendentes dos italianos).
Dentre muitas paixões que os Italianos tem, listamos algumas que (não podemos negar) também são paixões dos Brasileiros (post 02/03):
AZEITE: De origem Portuguesa, esse "tempero'' é extremamente usado na culinária Brasileira e Italiana, tanto na preparação de alimentos quanto em saladas. Ele é usado até para hidratação dos cabelos e peles (há muitos cremes que o usam como composto principal).
TRUFAS NEGRAS: Tradicionalmente encontrada no Périgord, na França, as trufas negras estão entre os ingredientes mais desejados do mundo, por causa de seu sabor único. Um sabor amado pelos Italianos e por nós, Brasileiros. Elas são caçadas por cães treinados, que reconhecem o seu cheiro mesmo enterradas a quase 30 cm da superfície. Apesar de estarem sempre próximas das raízes das árvores como verdadeiros presentes na natureza, a sua obtenção não é nada simples, e por isso o seu preço somado a outros fatores é tão alto.
VINHO: Ah… o vinho. O vinho é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Europeia, o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas, ou de mostos. No Brasil, é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas. E claro, somos amantes dessa delícia.
Dentre muitas paixões que os Italianos tem, listamos algumas que (não podemos negar) também são paixões dos Brasileiros (post 01/03):
PASTA: essa tinha que ser a primeira e não poderia ser outra paixão nacional (Italiana e Brasileira). Fazer massa para a família é uma tradição antiga dos Italianos que permanece até hoje em nossas mesas. Provando isso, qual o prato típico de domingo? Macarrão! Amamos e continuaremos a amar os italianos por nos trazer essa maravilha para nossa cultura.
PIZZA: Olha a pasta de novo! Um sabor típico da Itália é a Marguerita, composta por mussarela, tomate, folhas de manjericão grandes, orégano e azeite. E é claro que temos essa pizza aqui também, amamos!
EXPRESSO: Aquele cafézinho depois de comer Una Bella Pasta ou Pizza é sempre bem vindo né? Nós temos esse costume assim quanto eles. Prospero Alpino descreve o cafeeiro no livro De Plantis Aegypti, publicado em Veneza. Segundo relatos, a primeira importação de café para Europa é feita pelos Venezianos. No Brasil foi trazido pelos Holandeses.
Rua Padre Almeida, nº 735 – Cambuà | Campinas – SP - (19) 3255-5392 / 3307-3177
ARTESANALLI - MASSAS & MOLHOS LTDA - EPP é um(a) Sociedade Empresaria Limitada de Campinas - SP
Fundada em 18/07/2000. Sua atividade principal é Restaurantes E Similares. CNPJ: 03.990.239/0001-44