Localizada na Sardenha, esta cidade medieval com mais de 5 mil habitantes possui construções coloridas com uma linda vista para o Mar Mediterrâneo.
O que ver?
Castello dell Doria: fica no alto da montanho, de onde se tem uma vista linda de toda a cidade. O valor da visita é em torno de 4 euros/pessoa. Alguns outros pontos interessantes são a Catedral e a Torre Frigiano.
Porto da Cidade: um Porto relativamente pequeno comparado a outros do Mediterrâneo. Porém isso não o deixa menos charmoso, possui uma marina repleta de barcos de passeio quanto de pescadores.
Pôr do sol: um pôr do sol sem igual, vale a pena conferir quando estiver por lá (vale aplaudir também, ele merece!)
Roccia dell'Elefante: uma belíssima rocha em formato de elefante a beira da estrada.
A história dessa pequena cidade da Itália está diretamente ligada a sua antuga estrutura medieval (ainda conservada nos dias de hoje). Preserva uma cachoeira de casas acessíveis graças às suas escadarias, ruas cobertas e pequenos jardins. Dentre rochas e o mar no final do Valle del Dragone, Atroni é o menor município da Itália meridional e tem a forma cenográfica de um presépio.
UM POUCO DE SUA HISTÓRIA: Atrani foi um amor estonteante descrita pelo artista holandês Escher quando chegou na Costa da cidade em 1923. Ele a considerou uma das suas metas preferidas quando fez estadia na Itália. Foi encantado pelo jogo de luz e sombra de suas ruelas, uma atmosfera cheia de magia descrita em diversas obras do artista.
COMO CHEGAR: hoje em dia, a estrada Amalfitana criou uma barreira entre o mar e a cidade, por esse motivo é possível descer até as ondas apenas por algumas passagens construídas no passado como proteção para os barcos contra as tempestade do mar e agora se tornou um teatro a céu aberto de frente para o mar.
MONUMENTOS: 1. Lá podemos encontrar a Igreja de San Salvatore del Bireto. Assim era chamada pelas suas cerimônias com os Duques de Amalfu com a obrigatoriedade do uso do chapéu dos duques.
2. Próximo a igreja se pode encontrar a Gruta de Masaniello, local onde, de acordo com a sabedoria popular, o revolucionário se refugiou pelos arredores daquela que era a casa onde havia nascido.
3. Com uma incrível posição, temos a Collegiata di Santa Maria Maddalena que fica localizada no topo da cidade do lado oriental, que chama a atenção pela sua cúpula de majólica e fachada barroca.
FESTAS TRADICIONAIS: - Santa Maddalena, padroeira da cidade - 22 de Julho; - Comemoração do Casamento Ducal (Abril); - Festival do Peixe Azul (Agosto)
CULINÁRIA: Baseada no peixe fresco, uma das iguarias a ser saboreada na Osteria da Luisalla. Fica embaixo do pótico da Piazza umberto I, ou no restaurante A'Paranza na Traversa del Dragone. Entre vários pratos típicos do local, o que mais se destaca é o Sarchiapone, uma grande abóbora verde recheada de queijo e carne preparados com molho de tomate. O Pasticciotto, este recheado de creme e amarenas e a deliciosa cassata atranese.
Sabemos que quando estamos em outro país, a tendência de ter algo bem diferente de nossa cultura é bem grande (e isso é o mais legal quando viajamos). Quando um brasileiro viaja para Itália não poderia ser diferente. Listamos algumas características que para o Italiano soa muito normal, e que para nós, brasileiros, pode parecer bem estranho e diferente (post 02/02)
6 - AS RUAS ESTREITAS: pensem duas vezes antes de alugar um carro na Itália e se o fizerem, devem estar muito atentos ao percorrer as ruas junto dos loucos motoristas italianos. Se aproximam muito, cortam na sua frente, e às vezes ignoram também as leis de trânsito. Estas coisas são normais na Itália e se vocês se assustam com isso, esqueça então a ideia de dirigir. Além disso, os italianos, segundo uma pesquisa, foram classificados como os piores motoristas da Europa. Se porém você decidiu dirigir por aqui, basta ser confiante e lembrar deste provérbio italiano: "Olhe adiante e deixe que os outros te olhem de costas", porque este é o modo no qual vivem nas ruas.
7 - A FALTA DE ESPAÇOS PESSOAIS: na Itália falta (ou nunca teve) essa coisa que chamam "espaço pessoal". Para eles é educado estar muito perto de alguém enquanto se fala e não é difícil falar enquanto tocam com as mãos e os braços. Beijos e abraços não são considerados fora de hora quando feitos em públicos. Nos meios de transporte, não importa se você se senta perto deles, mesmo se têm outros lugares disponíveis; ou em pé atrás deles que se pode já sentir o respiro.
8 - A PAUSA DO ALMOÇO: você quer comprar alguma coisa e são duas da tarde. Nota que as lojas estão fechadas, assim como a tal loja que você queria ir. Você vai pensar que estão fazendo a "siesta", mas esse não é o caso se você está na Itália. Normalmente as lojas fecham entre 12:30 e 15:30. Mas não para tirar um cochilo. Vão para casa, cozinham, comem e descansam um pouco antes de tornar ao trabalho. Nas cidades grandes, onde nenhum tem tempo de ir para casa, existem os restaurantes que oferece o menu fixo para o almoço.
9 - CAFÉ: quando estiverem na Itália, esqueçam Starbucks um pouco e, se querem ter a sua dose de cafeína vá a um bar. Não confundir os bares italianos como um lugar onde se vende bebida alcoólica. Se entra em um bar, encontra o caixa, pague, pegue a fila e peça o café. Vocês vão notar que a maior parte das pessoas estão em pé enquanto bebem o café, mas vocês podem pegar a xícara, levar até a mesa desejada e saborear sentado, basta estar disposto a pagar um pouco mais por isso. Existem muitas coisas sobre a cultura do café na Itália que se deveria pegar em consideração, por exemplo: não usar a palavra espresso e pedir "um café", não se pede um cappuccino depois das 11 da manhã, e pedir um cappuccino significa que se quer um copo de leite morno.
10 - "SLOW LIFE": uma coisa que os estrangeiros, em particular das cidades frenéticas de todo o mundo, notam quando vêm na Itália, é o modo geral no qual os italianos pegam as coisas com calma. Slow-food é um modo de vivere. Os jantares podem durar horas. E lembre de não ficar frustrado nas reuniões porque é normal para os italianos chegarem atrasados para um compromisso. Em outras palavras, os italianos vivem no presente.
Rua Padre Almeida, nº 735 – Cambuà | Campinas – SP - (19) 3255-5392 / 3307-3177
ARTESANALLI - MASSAS & MOLHOS LTDA - EPP é um(a) Sociedade Empresaria Limitada de Campinas - SP
Fundada em 18/07/2000. Sua atividade principal é Restaurantes E Similares. CNPJ: 03.990.239/0001-44